A Instituição

A Associação de Socorros Mútuos de Ponta Delgada é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, constituída por associados de todas as faixas etárias e detentores das mais diversas necessidades sociais e económicas.

Desde a sua fundação a 6 de janeiro de 1867, que a instituição pretende efetuar cuidados de saúde e de assistência medicamentosa aos seus associados.

Com mais de 150 anos de existência, não foi fácil a vida desta Associação, antes pelo contrário, atravessou períodos bastante conturbados, quer a nível interno quer no que se refere aos períodos de recessão e maiores dificuldades que a população de São Miguel atravessou, mas que as sucessivas direções sempre souberam ultrapassar.

Com cerca de 50 colaboradores, o médico deu lugar a um centro médico que presta serviços de qualidade e a botica deu lugar a uma das mais modernas farmácias de Ponta Delgada.

A Associação de Socorros Mútuos de Ponta Delgada tem ainda uma parafarmácia, assim como uma equipa de serviços administrativos e, hoje, orgulha-se de efetuar os seus serviços com grande rigor e qualidade, quer na área da assistência médica, quer na área da assistência medicamentosa.

“Caras associadas, caros associados e demais utilizadores, a vós e, em nome dos Corpos Sociais da Associação de Socorros Mútuos de Ponta Delgada, quero dar uma palavra de apreço pela confiança em nós depositada, para este mandato de quatro anos.
A todos os colaboradores e prestadores de serviços apresentamos o nosso agradecimento pelo profissionalismo e dedicação, com que têm enfrentado toda esta situação pandémica.
Somos uma equipa capacitada e coesa, espera-nos um trabalho árduo e uma tarefa que iremos desempenhar com compromisso e ética para construir um futuro promissor e sustentável para a Associação de Socorros Mútuos de Ponta Delgada.
Novos tempos avizinham-se, e com eles novas soluções têm de ser encaradas, mas as decisões têm de ser tomadas permanentemente de forma democrática e transparente, com a participação de todos os associados, diminuindo o risco de cometermos erros.
Queremos, contribuir para o crescimento da Associação em todas as suas valências mas, a par desse crescimento, queremos também sentir uma maior proximidade com todos os nossos associados.
A gestão desta Associação, depende única e exclusivamente da sua Administração, contudo, não nos podemos esquecer que a mesma terá de prestar contas a todos os seus associados.
A gestão dos Recursos humanos, é outro ponto fulcral a ter em conta por esta administração, pois esta deverá nortear-se por princípios humanistas, tendo por excelência a competência e a meritocracia, só assim irá ser possível resgatarmos a união e a força de equipa que tanto dignificou esta Associação em tempos idos.
Hoje, e aqui perante todos vós, o nosso compromisso de honra vai para uma gestão com ética, fundamentada num único propósito: o desejo de servir a Associação em todas as suas vertentes, no sentido de desenvolver o presente e preparar o futuro, pois, esta foi a alavanca que nos reuniu a formar esta equipa de trabalho e que se compromete perante vós a trabalhar na perspetiva de Mutualismo, sendo este tratar da melhor forma que podemos e sabemos aquilo que é efetivamente de todos nós.
A ASMPD assenta nos valores do mutualismo: ética; solidariedade; transparência; e responsabilização.
É neste contexto que estamos a identificar onde se encontram as forças, as fragilidades, as ameaças e as oportunidades, no sentido de levar a cabo uma gestão transparente e rigorosa, que promova segurança, tranquilidade e confiança dos Asociados, trabalhadores e governo, de acordo com os princípios mutualistas , que respeite a ética e garanta a sustentabilidade da Associção, assim como a melhoria dos benefícios e serviços prestados.”

Presidente Carlos Alberto Ferreira Coelho